Saiba Mais

O profissional de saúde

Mais de dois mil profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) já foram capacitados para atuação no processo de doação e transplantes. Os cursos em parceria com os hospitais de excelência e entidades médicas são realizados em todos os estados do país.

Os alunos são indicados pela CET de cada estado, que busca capacitar profissionais que atuam em áreas com grande potencial para a doação.

No conjunto de ações voltadas à capacitação e melhoria de processos, são ofertados diversos tipos de cursos que trabalham desde a comunicação à atividade técnica através de simulação realística, cirurgia experimental, ensino a distância usando a plataforma WEB, simpósios, reuniões e videoconferência para apoio à tomada de decisão.

Entre as modalidades oferecidas estão a capacitação em doação de órgãos por meio de simulação realística; comunicação de más notícias; extração, perfusão e acondicionamento de órgãos; manutenção hemodinâmica de potencial doador por meio de simulação realística.

Poucas instituições de ensino superior proporcionam formação nessa área de conhecimento. Por isso, é importante o ensino continuado da prática profissional.

O profissional de saúde deve ter um cuidado especial na proteção, promoção e reabilitação da saúde de candidatos, receptores e seus familiares, bem como de doadores vivos e seus familiares ao longo do ciclo vital.
Quer saber mais sobre a política de doação de órgãos do Brasil, acesse

Profissional de saúde, entenda a importância do seu papel nesse processo

> Curso on-line gratuito para profissionais: entrevista para doação de órgãos
> Informações sobre a entrevista familiar na doação de órgãos
> Baixe aqui uma cartilha feita especialmente para profissionais de saúde

Médicos
> Baixe aqui uma cartilha feita especialmente para médicos
> Médico, clique e saiba mais sobre o diagnóstico de morte encefálica
> Formulário Morte Encefálica

Faça sua parte

Em 2018, mais de 26 mil transplantes foram realizados no Brasil, mas milhares de pessoas ainda aguardam nas filas. Fazer essa boa ação melhora a vida não só de quem está aguardando como também a de quem ganha uma oportunidade de ficar mais tempo do lado de quem se ama.

QUERO SER DOADOR